A

5 de abr. de 2012



A cura do cego Bartimeu

46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. 47 Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. 49 Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50 Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. 52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.

SOU CEGO, MAIS É VOCÊ QUE NÃO VER.O mais interessante na passagem em Destaque nessa mensagem é que Jesus e seus discípulos foram para Jericó. “46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.,” Dar a entender que Jesus entrou e logo saiu como se ali não tivesse encontrado o que lhe agradava, ou o que procurava, Após muitas pesquisas antes de Deus me dar essa mensagem e aprendi que o significado de Jericó é “PERFUMADO” e no velho testamento Jericó é conhecida também como “Cidade das Palmeiras” o tinha muitas palmeiras e era um lugar bom para se morar.

* Sonhamos muitas vezes em se usado por Deus para levar a palavra, mais sempre quando pedimos a Deus para nos levar para conhecer o mundo, mais sempre pensamos em lugares como Jericó, Perfumados e bom de se morar, da pra imagina Jesus e seus discípulo decidindo para onde iam, creio eu que a grande maioria queria ir para lugares bons, trazendo para o dia de hoje, (Países da Europa e América do Norte), ou evangelismos em bairros nobres da nossa cidade, mais esquecemos que onde Deus mais quer nos usar são comunidades carentes ou países com pouca infra-estruturar como o continente Africano.

Imagino Eu, que Jesus vai a Jericó, porém logo sai e nada acontece nada chamou a atenção de Jesus porque se tivesse acontecido alguma coisa marcante algum tipo de Milagre Marcos teria relatado com detalhes, mais como podemos ver na Bíblia Jesus entra e logo saí, agora te pergunto porque ele foi lá?, passear ?, andar atoa?
não, tudo em que Deus nos coloca tem um propósito, as vezes você acha que está nesse emprego, nessa faculdade, nessa célula por acaso, Te digo que a qualquer momento Dues pode Operar.

Imagine Irmão a fé desse homem, podemos dizer que aos 45 do segundo tempo, quando tudo parecia está perdido, já estava sem esperança alguma, ele consegue ouvir a multidão que vinha longe, todo cego tem a audição apurada, quando perdemos um sentido nos aperfeiçoamos em outros.. e aproveito a oportunidade pra dizer que tudo é permissão de Deus, passamos por dificuldade para aprimorar outros sentidos .... entendeu, as vezes você passa pela prova financeira pra aprender a lhe dar com as finanças, passar por prova no seu relacionamento para aprender a dar valor a sua Esposa (a), passa por prova dentro de casa, pra aprender a dar mais valor, o valor devido a sua família.

E com a cura daquele cego no momento em que Jesus já estava saindo da cidade, nos últimos instantes de Jesus ali, podemos crê na salvação dos que estão desacreditados ao nosso ver, sabe aquele amigo, aquele vizinho, aquele parente, filho, aluno que você acha que não tem mais Jeito, Deus vai cura, liberta e salvar ele em nome de Jesus e você será o instrumento ou a ferramenta para que isso se torne possível.

Outro detalhe que pra se notar é a insistência daquele homem, a palavra de Deus nos fala “48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.” Você acha que é fácil chamar atenção de Jesus, tem que se humilhar, meter a cara no pó e por muitas vezes vão tentar te passar, te calar, os que tentavam calar aquele homem poderiam até mesmo ser os discípulos de Jesus (Ou seja quem tenta te frear por muitas das vezes são os próprios crentes) mais Jesus está pronto pra te Ajudar.

“49 Parou, pois, Jesus” Olha que forte Jesus para pra dar atenção a um mendigo cego na beira da estrada, fique você sabendo que Jesus se importa muito com você e que por mais simples que você seja ele sempre vai parar pra te ouvir e te dar toda atenção necessária.
Talvez você só faça as coisas pra Jesus com pressa correndo, ele mostra que não é dessa forma, se ele que é o Filho de Deus pode para porque com nós é diferente. Então pare tudo que está te afastando mude essa rotina agitada e busque mais tempo pra Deus, não sei o que te impedi de passar mais tempo com Deus, mais é hora de se acerta, internet, redes sociais, trabalho, lazer, família, tudo tem seu tempo, mais tire uma boa porcentagem do seu dia e dedique-a a Ele a Deus.

Jesus só faz uma reivindicação para o Cego Bartimeu, “PEDE PARA QUE ELE SE LEVANTE” nossa como Deus ta falando comigo nessa mensagem, Deus está nos mostrando que temos que está de pé na presença dele, ou seja tudo que te coloca pra baixo, que derruba seu ministério vai te que cair por terra que a voz de Deus te dar o seguinte comando se LEVANTE agora.

“50 Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.” Bartimeu ao lançar tudo que tinha, era tudo que tinha mesmo, lembrando que estamos falando de um mendigo que não se prendeu a bens alguns, a capa era sua casa, e que o protegia do frio e da chuva, imagino eu que era uma capa suja e pesada, certamente sobre essa capa esta encoberto muitos pecados, quando ele se desfaz da capa, Deus está dizendo que para sermos curado temos que jogar toda imundície do mundo fora, toda sujeira e tudo que nos prende ao nosso passado.

Você está disposto a abrir mão da sua capa,”sua casa, sua roupa nova, seu carro, seu emprego, seus status e muitas outras coisas que tem te prendido e impedindo a chegada do seu milagre” Jogue fora todo peso, o que ta atrapalhando sua caminhada com CRISTO mais rápido possível se esvazie do mundo não perca essa oportunidade pois Jesus que te curar.

 Ao ter com Jesus aquele cego, foi curado pela sua fé como disse Jesus, e certamente  a alegria daquele homem era grande que ele falou das maravilhas e milagres de Jesus pelo resto de sua vida, então você que receber sua benção compartilhe, seu testemunho edifica a fé de muitos que estão passando por problemas semelhantes ao seu, ou até mesmo pessoas que ainda não tiveram um particular com Deus poderam ver a mudança a diferença na sua vida.

Você compartilha um monte de bobeira na internet, compartilha um monte de historia do seu passado com amigos, compartilhe JESUS TAMBÉM.

JESUS NÃO CURA SOMENTE O CEGO BARTIMEU, MUITOS QUE ESTAVAM ALI ANDANDO COM JESUS, OU MUITOS CURIOSOS QUE A REDOR OS CURIOSOS, ESSES TAMBÉM ACABAM SENDO CURADOS NAQUELE MOMENTO, PORQUE ERAM CEGOS TAMBÉM ESPIRITUALMENTE FALANDO.

“Ao qual os deuses deste século segou o entendimento dos incrédulos para que não lhe resplandeça a luz do evangelio da Gloria de Deus”2CO 4.4CLAME A JESUS, LEVANTE JOGUE SUA CAPA QUE CHEGOU A HORA DA SUA VITÓRIA. 

CURIOSIDADES: (No livro de Matheus 20.29 nos fala da cura de 2 (dois) cegos, e no livro de Marcos já nos fala apenas de 1 (um) e ainda é mais ousado que esse cego tem nome Bartimeu, fiquei com isso na minha cabeça tentando descobrir o porque existe diferença entre os dois livros, da a entender que Marcos era intimo da família de Bartimeu, e Timeu por isso que ele relata com detalhes e cita apenas uma, mais isso nãpo que dizer que não eram dois cegos, )

Nenhum comentário: