A

22 de abr. de 2012

A verdadeira identidade

                                                                      

 Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não,
Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.
Juízes 12:5-6

 Vamos falar hoje da história de Jefté um exemplo de vida, Jefté significa “Vem de DEUS ” e “Deus o enviou” mais na frente você vai entender o porque.

 Após a morte de Josué o sucessor de Moises até o inicio do reinado de SAUL, foram levantados 16 juizes, Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Baraque, Gideão, Abimeleque, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão, Eli e Samuel. Deus levantava um juiz e o povo voltava a errar após a sua morte se curvando e adorando a outros deuses.

 Jefté é o filho de Gideão com uma prostituta e sempre viveu sendo humilhado e desvalorizado por causa desta situação, e logo é expulso de casa pela esposa de seu pai e seus irmãos, como se não bastasse toda essa situação tinha que lhe dar com um pai omisso, que em momento algum se levantada a seu favor.

(Seus pais, seus irmãos, ou até mesmo seus amigos podem falar com você, serem omissos, mais lembre-se que no céu você tem um pai que compra toda sua peleja e está preste a te ajudar.)Vendo ele que não tinha mais jeito para sua vida sendo expulso de casa ele encontra refugio em um lugar chamado TOBE, cidade essa que não tinha uma boa fama, moravam La homens de mal caráter, podemos dizer que Tobe era uma verdadeira favela, onde Jefté aprendeu o que não devia , Ele estava literalmente assentado na roda dos escarnecedores, não só assentado e sim vivendo em meio aos escarnecedores.

 Podemos dizer que ele fez uma espécie de faculdade para ser vagabundo, porém como dizem por aí o mundo da voltas, e aqueles que te pisaram que te humilharam, os mesmo que nunca te deram créditos e desconfiaram do seu chamado vão ter que reconhecer que DEUS é na sua Vida e vão te procurar para procurar ajuda nas horas do aperto e das dificuldades, se lembra no começo quando falei o significado do nome Jefté “Deus enviou”

Jefté é procurado por anciões de Gileade para liderar o exercito, pois não havia ninguém mais preparado para a situação que Jefté,
                ( Quem é Líder se Destaca nos momentos das dificuldades )

 
Jefté aceita a proposta que recebeu dos anciões da sua terra de origem, mais impõe uma condição,
 * Serei cabeça (Governador), sobre você?, só aceito com essa condição.

 “é assim que Deus faz, um filho de prostituta, desacreditado, mais o mundo da voltas, e ele tem em suas mãos a chance de se tornar o governador de onde foi chutado como um animal, e a chance de governar sobre todos os que o humilharam,” História muito parecida com a de José que podemos ver em Gênesis a parti do capitulo 37 até o Capitulo 50.

“Enquanto eu for uva vocês podem até me pisar mais quando eu for vinho vocês vão te que me engolir”
Nada na vida de Jefté aconteceu por acaso muito menos um capricho do destino, Deus faz as situações para que você possa usar suas habilidades e no momento certo e no tempo de Deus a sua hora vai chegar, bastar está preparado para agarrar suas chances.

  Já no campo de Batalha como homem de frente do Exercito de Gileade, Jefté se mostra um homem pacifico e mediador de conflito, tendo o derramamento de sangue como a sua ultima opção.

Quando Jefté começa a triunfar, os homens de Efraim ficam com inveja e ciúmes, e dizem porque não nos convidou para pelejarmos com vocês contra Amon (Jz 12.1)

( é assim na nossa vida quando estiver na luta não vai aparecer um pra te ajudar, quando estiver construindo não vai aparecer um pra carregar o carrinho de área, mais quando seu castelo estiver de pé não vai faltar é pessoas querendo tomar banhos na sua piscina, ou dar uma voltinha no seu carro 0 Km.)

 Jefté junta todos os seus homens de Gileade e parte para o confronto com Efraim, e obtém êxodo mais uma vez, e para evitar a fuga dos inimigos Deus lhe dar uma estratégia um quanto criativa e diferente das demais usadas anteriormente.
   Ele impõe um código, uma palavra chave, palavra essa que vai revelar quem é Gileadita e quem é Efraimita, a palavra a ser pronunciada é CHIBOLETE que quer dizer Grãos em Hebraico.
   Como todos nós sabemos que no nosso país há uma grande variedade de sotaque, só em ouvir a voz do individuo já da pra saber a origem do mesmo.

quando se ouve um Gaucho falando com sua forma diferenciada parece que está cantando, um nordestino com o seu sotaque arrastado ou até mesmo um paulista puxando a letra “R”, já notou como um paulista pronuncia Porta, Porteira e Portão, chega ser engraçado para que não é acostumado. Lá naquela época não era diferente os que eram efraimitas não conseguiam de forma alguma falar CHIBOLETE o CHI (xí) saia com o som de (sí), eles pronunciavam SIBOLETE e conta a Bíblia que foram mortos 42 mil Efraimitas no vão do rio jordão, somente por não conseguir pronunciar a palavra chave.

 No meio dos cristões não é muito diferente, tem pessoas que vivem no meio dos crentes, vão nos cultos, se vestem como crentes, usam ternos e gravatas, tem bíblia nas mãos, mais não consegue falar a linguagem dos crentes o CHIBOLETE não sai por nada, a postura errada, acabam os denunciando. O que mais tem por ai é crente SIBOLETE, que não aprenderam ainda a linguagem dos homens de Deus, a bíblia nos fala que morreram 42 mil homens, então irmão trate de aprender a língua dos crentes o mais breve possível, porque Jesus está voltando e o CHIBOLETE tem que sair nítido da sua boca.







Escrito por: Alex Silva – com auxilio do Espírito Santowww.ALEXMACAE.com

Um comentário:

Ricardo Kane disse...

A PAZ DO SENHOR ALEX!
BELO BLOG.
bOM TRABALHO.
DEUS ABENÇOE.
VISITE TAMBÉM NOSSO BOLG: WWW.FACETEQUE.BLOGSPOT.COM
AJUDE, SIGA O BLOG.
GRAÇA E PAZ.